quarta-feira, 15 de junho de 2011

O poder do querer



Por Valter Cruz – (Engenheiro, Analista de Sistemas e Prof. Universitário; Mestre em Adm. de Empresas; Gestor Social e Educador Ambiental)

Nesse artigo quero falar a vocês da força do querer. Vou iniciar contando uma pequena história real.

Poderia contar várias outras do nosso cotidiano, mas escolhi essa porque envolve a (sempre) elevada quantia de 1 milhão de dólares. Em um sábado de 1890, O pastor Frank Wakeley Gunsaulus , anunciou nos jornais de Chicago que pregaria, na manhã seguinte, um sermão intitulado "O que eu faria se tivesse um milhão de dólares".

Este anúncio atraiu a atenção de Philip D. Armour, o rei dos frigoríficos, que decidiu ir ouvir o sermão, no qual o pastor Gunsaulus descreveu o plano de um grande instituto de educação, onde os jovens tivessem aprendizagem prática e desenvolvessem a capacidade de aprender. Algo semelhante às nossas Escolas Técnicas.

Após a apresentação do pastor, um homem aproximou-se do púlpito e disse-lhe: "Reverendo, eu gostei do seu sermão, eu acredito que o senhor possa fazer tudo que expôs, se tivesse um milhão de dólares. Para provar que eu acredito no senhor e no seu projeto, se o senhor for ao meu escritório amanhã pela manhã, eu te darei o milhão de dólares. Meu nome é Phillip Danforth Armour."


Em 1890 a educação avançada era um privilégio da elite da sociedade e Gunsaulus havia trabalhado esta idéia por dois anos. O Armour Institute of Technology abriu as portas em 1893 oferecendo cursos profissionalizantes de engenharia, química e arquitetura. Em 1940 fundiu-se ao West Side Chicago College que oferecia cursos de ciências humanas, dando origem ao Illinois Institute of Technology (IIT), que continuou crescendo e hoje é uma das maiores universidades americanas com mais de 38 mil alunos e um orçamento anual de pesquisas de mais de 130 milhões de dólares. ( www.iit.edu ).
Essa história, somada a milhões de outras, exemplifica que onde existe um querer, existe um caminho. Ou como diz o poeta Jimmy Cliff "You can get it if you really want" (Você conseguirá, se realmente quiser). O Armour Institute of Technology, uma das maiores escolas técnicas dos Estados Unidos nasceu do querer do pastor Gunsaulus somado ao capital de Philip Armour.
Segundo Napoleon Hill, um capitalista de sucesso dos anos 90, "Há sempre fartura de capital à disposição dos que podem traçar planos práticos para serem levados a efeito". Muita gente se esconde por trás dos empecilhos para levar seus projetos adiante. Os verdadeiros realizadores vêem as oportunidades, os espaços, as ajudas. Os obstáculos são chances para exercitarem a criatividade.

Vivemos uma época de mudanças. Mudanças de tecnologias, mudanças de hábitos, mudanças nas formas de fazer negócios, nas formas de comprar, de receber, de pagar. Mudanças, mudanças, mudanças. Descobrir oportunidades é uma simples questão de investigar e fazer uso da imaginação.


Isso não é texto de auto-ajuda, mas minha vivência me diz que a frase "eu não posso" é uma maneira mal disfarçada de dizer "eu não quero". Eu levei muitos anos e gastei muita grana para chegar a essa conclusão. E você ganhou isso com um click.... Que sorte a sua, hein!

Meu email é valtercruz@gmail.com, estou esperando.








Nenhum comentário:

Postar um comentário